O Projeto Espaços Digitais visa o atendimento à população no que tange à política pública de inclusão digital na cidade de Maricá. Consiste em instituir cinco equipamentos públicos, em bairros de reconhecida vulnerabilidade social, com instalação de computadores, mobiliário e mão-de-obra para garantia de acesso da população à Rede Mundial de Computadores (World Wide Web), além da implantação de escritório voltado para gestão de todas as atividades do projeto. Os Espaços Digitais oferecem cursos de capacitação através da disponibilização gratuita de computadores e impressoras, link dedicado de internet e auxílio de instrutores e monitores no atendimento ao público. Trata-se de um projeto-piloto de democratização digital, firmado entre o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e o Instituto de Desenvolvimento Socioambiental (IDS), com os seguintes objetivos:
- Fomento à Inclusão Digital, visando a facilitação de acesso da população aos ambientes digitais – principalmente aos sites de serviços públicos – para garantia de cidadania;
- Disponibilidade de acesso à internet de qualidade, pública e gratuita;
- Conexão com projetos municipais estruturantes(Trabalho, Educação, Saúde, etc.)
O projeto Espaços Digitais considera o fomento à inclusão digital através da criação de equipamentos públicos que, de forma direta(oficinas de capacitação) e ou indireta(serviços), viabilize o acesso da população às ferramentas digitais, cumprindo a função, inclusive, de mitigar os efeitos da pandemia Covid – 19, haja vista a necessidade de adequação da população às novas formas de sociabilidade(digital) que emergiram diante da obrigatoriedade de distanciamento social.A socialização digital destaca – se, inclusive, como uma das maiores conquistas dos Espaços Digitais durante a Pandemia, já que as equipes atuaram e tem atuado para garantir que a população acesse serviços públicos – de requerimento de documentos e segundas vias – sem a necessidade de deslocamento para as referidas instituições.
A cidade de Maricá, segundo o Censo 2010, possui cerca de 128 mil habitantes, com população estimada em 167.668 pessoas em 2021. Sua densidade demográfica é de 351,55 hab./km². O município está entre os que mais cresceram em termos populacionais, registrando aumento em 2,2%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também informa que a média de crescimento da cidade é maior que a do estado do Rio de Janeiro, o qual registrou elevação de 0,61% entre 2018 e 2019. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população é de 0,765. Ainda de acordo com o IBGE, em 2020, o salário médio mensal dos habitantes de Maricá era de 2, 3 salários – mínimos, com taxa de ocupação laboral em relação à população total de 16, 3 %.Na comparação com os outros municípios do estado, é o 18º em renda per capta e o 56º em taxa de empregabilidade formal.Já na comparação com cidades de todo o país, era ranqueado na 887ª e 1.960ª posições, respectivamente, entre 5.570 municípios.Por outro lado, considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário – mínimo por pessoa, 33, 8 % da população se enquadrava nessas condições, o que o colocava na 58ª posição dentre as 92 cidades do estado, e na 3.821ª posição dentre as 5.570 cidades do Brasil.
O índice de escolarização de crianças entre 06 e 14 anos é um dos mais expressivos do país, sendo de 96,4% em 2021. A cidade possui 100% das escolas de Ensino Médio e 93% da rede do Ensino Fundamental com acesso à internet, conforme apontado pelos indicadores do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), do qual Maricá é signatária. O PCS está estruturado em 12 eixos temáticos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado, além de mecanismos de controle social e estímulo à participação cidadã.